Thursday, May 14, 2009

Anjos e Demonios

Da tumba terrena de santi com a cova do demônio.
Através de Roma se estendem os místicos elementos.
O caminho da luz está preparado,o teste sagrado.
Que os anjos o guiem em sua busca sublime.




Há algum tempo terminei o que julgo um dos melhores livros que ja li até hoje, o famigerado " Anjos e Demônios" que amanha ganha uma versão não menos atraente para aqueles que apreciam a 7º arte, seguindo a receita de seu antecessor " Código Da Vince.

Normalmente eu costumo ser reticente ao ler um livro "Bestseller", fato que apenas este ano li "Anjos e Demônios", o livro realmente nos transporta a um outro universo, as ruas de Roma bem como todo o Vaticano acaba se tornando uma extensão da nossa sala de estar, figuras inexistentes como o camarista do Papa acaba nos chamando atenção e até mesmo figuras apagadas da historia acabam por despertar nossa curiosidade.

A formula me parece bem interessante, elementos reais compondo uma ficção, é quase impossível não se manter preso a trama que com um final surpreendente nos mostra um outro lado da igreja ... aí começam alguns dos dilemas, a igreja se pronunciou contra o filme dando a ele uma propaganda gratuita.

Um filme "Anti-catolico" foi definido pelo arcebispo americano, que orientou aos fieis americanos que não assistam ao filme.

Para aqueles que ainda não leram o livro não comentarei sobre o seu final, e sobre uma realidade implícita a qual o livro nos remete... mas fica a pergunta, um livrou , filme, peça de teatro é suficiente para abalar uma fé, acabar com uma religião seja ela qual for??

O livro fala de um grande cientista que também era padre, amava ciência e religião da mesma forma e acreditava poder unir ambas as vertentes provando a existência de Deus, provando que o Gêneses era cientificamente possível, mais ainda o livro discute em determinado momento que essa invenção levaria as pessoas a Deus, mas não a igreja... partindo deste principio está formada a rede conspiratória sobre a qual o filme transita.

Vou me poupar de mais comentários para que aqueles que não leram tenham suas próprias conclusões uma vez que não entreguei aqui o cerne da narrativa, vale a pena percorrer o caminho da iluminação, que fique a questão principal. Alguém conseguiria acabar com a fé ?

No mais , que os anjos nos guiem em nossa busca sublime.

3 comments:

Marcela Fernanda said...

"realidade implícita" (?) - oq poderia isso significar? Sendo este um livro de FICÇÃO? Qto a sua pergunta... não acho q um livro, filme ou peça de teatro posso abalar a fé, a verdadeira e bem firmada. Belo fds! Beijos

Zek said...

Marcela você tem que ler o livro, como eu disse é uma ficção com elementos reais... há muito coisa ali para ser discutida!!

Marcela Fernanda said...

rs.
vi o seu comentário. e obg pela consideração :p vou assistir o filme na próx semana :) Beijos