Monday, January 25, 2010

São Paulo

São Paulo, as vezes amada, outras odiada mas nunca ignorada.

Sempre morei na Grande São Paulo, que nada mais é do que um conjunto de cidades que por ficarem ao redor de São Paulo foram engolidas por ela.

Minha infância foi andar de trem para São Paulo, correr atras dos pombos na praça Júlio Prestes, andar até a estação da Luz, andar pelo parque quando dava, era uma diversão andar no metrô até a praça da Sé, sempre haviam algumas recomendações quanto a prestar atenção aos “ trombadinhas” que estariam a espreita.

O tempo passou e comecei a estudar no centro de São Paulo, deferente dos outros meninos da minha idade passei a tomar trem e metro todos os dias para estudar, praça da Republica, Vale do Anhangabaú, praça Rousevelt , Rua Augusta ( durante o dia ), Largo da Pólvora, Arouche (durante o dia) eram tão comuns quanto os bairros próximos de onde morava. Minha relação com a cidade de São Paulo crescia forte e estreita.

Hoje anos depois ainda gosto de estar lá, me sinto em casa, já que minha casa sempre foi maior que a das outras crianças. O centro velho era o lugar onde eu estava com os amigos de escola percorrendo as bibliotecas para fazer trabalho de escola, e a diversão era correr por aquelas ruas, tidas por muitos como perigosas.

Hoje eu acrescento a avenida Paulista, onde vou a boas livrarias, bons sebos, galerias ou mesmo caminhar pelas ruas onde se vê gente de todo tipo e de todos os lugares ( se duvidar passe algum dia por lá), Berrini com seus prédios elegantes de homens de negocio, Credicard Hall com seus bons shows ( que faz tempo que não vou ), Largo 13 com toda a sua popularidade onde num só dia distribui mais de 30 curriculuns ( faz muito tempo ), largo da Batata onde eu pego o ônibus quando volto do Fnac.

Bom tudo isso para expressar um pouco do meu carinho por esta cidade e para justificar porque eu a chamo de “ minha”. É da garoa, é de cada imigrante que aqui se encontra tentando ganhar a vida, e de cada retirante nordestino que tenta uma vida melhor, de cada sulista que se apaixona por seus desencantos, por cada trabalhador estressado que corre para chegar no horário, de cada ambulante, de cada artista de rua que ganha uma moeda ou um sorriso e já se sente vencedor.

É minha cidade, minha São Paulo..... Parabéns.

1 comment:

Poeta Mauro Rocha said...

Belo post e São Paulo merece, mas merece ser mais cuidada, gosto dessa cidade e espero que as pessoas entendam a importancia dela para todos e para as gerações futuras.

Um abraço!!