Tuesday, February 28, 2012

Os introvertidos


Terminei a pouco a leitura de uma matéria bem interessante do meu ponto de vista, a capa da revista Epoca trata sobre os tímidos e introvertidos essa estranha especie da qual faço parte.

A matéria expõe as qualidades dos tímidos, como o fato de serem bons observadores e  centrados além de mais dedicados. Mostra também os mais bem sucedidos nos quais Barack Obama, Chico Buarque e Bill Gates estão incluídos e faz uma  ressalva interessante há uma diferença entre timidez e introversão.

A primeira trata da dificuldade de se expor em um ambiente, já a segunda é algo como uma opção, a pessoa consegue se comunicar bem porém preza seus momentos de isolamento. Com isso podemos dizer que nem todos os introvertidos são tímidos, ao passo que todos os tímidos adotam um comportamento introvertido.

Todo esse bla bla bla acima é para dizer que me incluo na segunda opção.  Nos dias atuais, tempos de BBB, Fazenda e similares nos quais as pessoas se esforçam para se expor, um comportamento que foge deste padrão tende a ser visto como algo negativo.

Em um dos últimos empregos que tive, minha gestora ( chefe ) por vezes me  dizia que eu tinha que " interagir" com as pessoas a minha volta. A meu ver, meu sorriso acompanhado com " Bom dia", " Boa tarde" já eram mais do que suficientes para essa interação.

Era um ambiente no qual as pessoas sempre expunham seus hábitos de consumo,  assunto que não me despertava interesse, sendo assim lhes ofertava meus ouvidos e um sorriso "padrão" até pacientemente terminar o rosário e eu me dedicar novamente ao meu trabalho.

O fato é que minhas leituras, livros e web sempre me pareciam melhores alternativas. inclusive pelo fato do horário de almoço ser um horário de muito silencio, ja que todos saiam, o ambiente se  tornava mais agradável e eu podia ler tranquilamente além de por as idéias no lugar.

O tempo passou troquei de emprego e novamente utilizo minha hora de almoço para por minhas leituras em dia, novamente sou questionado sobre o porque prefiro meu "isolamento" a compartilhar a sinuca e o pebolim com meus colegas de trabalho.

Imagino que não terei respostas para os outros, mas como descobri minha introspecção muito cedo, ao menos tenho a resposta para mim mesmo.

No comments: